Ter um cachorrinho em casa com certeza é sinônimo de alegria, mas é preciso não permitir que as coisas desandem. Aquelas brincadeiras que o filhote faz quando pequeno, como morder e ficar pulando, podem perder a graça conforme ele cresce. O adestramento do animal é uma forma de garantir uma vida feliz e animada ao novo integrante da família.
Veja também: Coisas que você não sabia: 11 novas funções para o micro-ondas
Um hábito que realmente pode incomodar bastante os donos é o da mordida. Cachorros costumam morder bastante com frequência, mas sem o intuito de machucar. São mordidas para brincadeiras e para extravasar a energia. Nem sempre os cães mordem apenas os móveis e objetos, eles adoram uma boa mordiscada nas mãos e pés dos donos.
O que leva o cachorro a ficar mordendo as coisas e as pessoas?
Diversos fatores podem estar associados à mordida frequente. Praticamente, nenhum deles tem a ver com o grau de violência do animal. Então, se seu cachorro dá leves mordidas em você, isso não significa que ele é um animal bravo.
Motivos:
- Desconforto nos dentes: principalmente filhotes mordem, pois o crescimento e a troca de dentes gera certo incômodo;
- Chamar atenção: quando o cão quer brincar, passear ou comer, ele precisa chamar sua atenção de algum jeito. A mordida é um deles;
- Estresse: seu animal pode estar estressado ou entediado e a mordida é uma forma de liberar a tensão;
- Brincadeira: na maioria dos casos, a mordida faz parte apenas das brincadeiras do cão.
Vale destacar que as mãos são bem mais interessantes e imprevisíveis para morder do que os brinquedos.
Como fazer o cachorro parar de morder
A não ser que o animal sofra um adestramento bastante rígido, ele nunca deixará o hábito de morder. Contudo, ele pode e deve diminuir drasticamente a frequência dessas mordidas. Para fazer isso, siga os seguintes passos:
- Não reaja: uma das graças em morder as mãos e pés está na reação que nós temos. Isso estimula o cão a repetir o processo. Por isso, pare de reagir;
- Dê atenção: passear e brincar com o cachorro é extremamente importante. Dê atenção a ele, para evitar que fique estressado ou lhe morda para brincar e chamar a atenção;
- Estímulo positivo: quando o cão parar de morder ou estiver fazendo outras coisas, dê um petisco ou um brinquedinho. Assim, é possível estimulá-lo a dar mais ênfase em outros comportamentos.