Para fazer com que a rosa-do-deserto dê flores e cresça saudável, é preciso garantir um bom terreno. Seja em vasos ou no solo, a terra precisa estar fértil e adubada. Esta é a receita de sucesso para que as plantas fiquem bem nutridas e se desenvolvam. Sobre isso, engana-se quem imagina ser necessário comprar dezenas de produtos químicos perigosos e caros.
Veja também: Aprenda a remover totalmente manchas e sujeira do colchão
Embora a rosa-do-deserto exige poucos cuidados, muitas pessoas têm dificuldade em manter a planta estável. A apreensão pela sua bela flor fica inquieta diante de tanta demora para que ela apareça. Por isso, algumas dicas podem ser a solução para esta planta em sua casa.
Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as Rosas do Deserto está em usar bons fertilizantes. De tempos em tempos é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira. O melhor de tudo é que nem é preciso investir muito em adubo. Na verdade, é possível fazer o próprio adubo sem gastar nada e ainda economizar.
Como fazer a rosa-do-deserto florir rapidamente
Antes de mais nada, saiba que a rosa-do-deserto nada tem a ver com uma rosa comum. Na verdade, ela é um tipo de suculenta. Como o próprio nome sugere, as suculentas têm uma grande capacidade de armazenar líquido. Suas folhas, talos ou raízes costumam ser mais grossas. Não é à toa que muitas espécies vêm de locais de clima seco, como regiões da África.
Por serem bem resistentes, essas plantas têm um cuidado bastante simples. Basta regar com pouco água ao longo da semana para mantê-las vivas e saudáveis. Aposte em ambientes bem iluminados e arejados, apesar de se darem bem em quase qualquer local. O grande segredo mesmo está na terra, que deve ser bem fértil.
Adubo correto é a melhor opção
Todo mundo pode fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa e iria jogar fora. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.
Tudo isso pode resultar em um poderoso adubo para garantir plantinhas mais saudáveis e produtivas. O grande segredo está em saber utilizar adequadamente cada elemento.
Adubo poderoso com casca de ovo para rosa-do-deserto
As cascas dos ovos são ricas em nutrientes, basta lavar as cascas quebradas, deixar secar bem e triturá-las. Quanto mais fino o pó que sobrar da trituração, melhor. Coloque uma colher de chá de pó de casca de ovo em casos ou espalhe pela terra. Se preferir, misture o produto com um pouco de terra úmida antes de colocar nas flores. Um modo de potencializar é utilizar vinagre e borra de café. Deixe o líquido descansar de um dia para o outro.
Dica extra: pode sem medo ou piedade
Pode sua rosa-do-deserto utilizando uma faca ou tesoura bem afiada. Esquente a lâmina no fogo para esterilizar e deixe esfriar. Corte os ramos de modo reto e passe canela em pó para “cicatrizar”. Logo sua rosa-do-deserto estará exuberante.