Já tem tempo que a internet facilita a vida das pessoas. Mas é durante a pandemia da Covid-19, com as regras de isolamento, que muitos serviços onlines passaram a ser usados. A consulta do extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, pode ser feita de forma online.
Leia mais: Calendário do 13º salário do INSS é divulgado
Para quem é cliente da Caixa Econômica Federal, a consulta do extrato pode ser feita pelo aplicativo da Caixa e também pelo internet banking. Dessa forma os correntistas não precisam se deslocar até as unidades presenciais de atendimento.
Extrato do INSS
O acesso ao extrato do INSS é gratuito e ilimitado pelo internet banking. Essa é uma possibilidade de consulta para mais de 5,6 milhões de pessoas que são clientes da Caixa.
A consulta é muito rápida e simples. No aplicativo da Caixa, por exemplo, é só acessar a aba “Extrato Previdenciário”. E lá você encontra todas as informações que precisa das movimentações.
Também por meio do aplicativo é possível conferir outros serviços, como transferências e demais serviços. Dessa forma, para fazer a consulta é só acessar o aplicativo e fazer o passo a passo.
Antes de tudo é preciso fazer um cadastro, com login e senha. Depois de criar o usuário é necessário acrescentar a senha. Durante o acesso, o saldo fica oculto para evitar que outras pessoas próximas a você possam ver os valores.
Assim, para conferir todos os detalhes é necessário clicar em “Mostrar saldo”. É possível conferir a situação de mais de uma conta, por exemplo.
Depois de acessar o aplicativo é só conferir os extratos, tanto do INSS quanto do FGTS. Dessa forma, todas as informações podem ser consultadas facilmente, sem limites de acompanhamento.