Os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são a garantia de recurso para muitos brasileiros. Mas, saiba que ao deixar de cumprir com algumas obrigações, o segurado corre o risco de ter o benefício suspenso ou até mesmo cancelado.
Leia mais: BNDES: Empréstimo para MEI libera até R$ 20 mil de limite
Essas situações são fáceis de serem evitadas. Porém, nem todos os segurados acompanham as exigências necessárias para quem recebe o benefício e acaba tendo uma surpresa nada agradável, de ter o benefício suspenso. Veja como evitar a perda do dinheiro.
Benefício do INSS
Desde a aposentadoria a qualquer outro benefício pago pelo INSS, os segurados precisam cumprir com algumas obrigações. Por exemplo, a realização da prova de vida de aposentados, pensionistas e demais segurados.
É um procedimento obrigatório e previsto por lei. Precisa ser feita todos os anos como uma maneira de evitar fraudes e erro nos pagamentos. Por isso, quem deixa de fazer a prova de vida pode perder o benefício do INSS.
Outro erro que pode levar à perda do benefício é deixar de fazer a perícia médico. Se o segurado recebe auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, ele é obrigado a fazer a perícia para comprovar a incapacidade e garantir o auxílio.
Além disso, ao longo do ano o INSS faz um levantamento na tentativa de identificar fraudes nos pagamentos. Assim, em casos de suspeita de que o segurado não esteja mais cumprindo alguns dos requisitos, a liberação do benefício pode ser suspensa.
Outra situação é no caso do salário-maternidade. Depois do nascimento ou adoção do filho, a mulher que passa a receber o salário-maternidade passa a ter outros benefícios do INSS suspenso. Isso porque o INSS não paga mais de um benefício para uma mesma pessoa.
Nos casos de prisão do segurado, por exemplo, o benefício também é bloqueado até que o cidadão seja solto. Mas, enquanto isso, os familiares podem ter acesso ao auxílio-reclusão, benefício pago pelo INSS aos dependentes da pessoa presa.