Se você é dono de algum veículo, pode preparar o bolso que o IPVA 2022 vem aí. É um compromisso de todos os proprietários, sendo que só em São Paulo são mais de 26 milhões de veículos. Confira as regras e veja como fica a situação dos donos de veículos em caso de atraso no pagamento.
Leia mais: WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares em 2022. Veja se o seu está na lista
Quem deixa de pagar o IPVA em dia no estado de São Paulo paga uma multa, com acréscimo de 0,33% por dia de atraso. Além dos juros de mora de acordo com a taxa Selic. Depois disso, se completar mais de 60 dias de atraso, o percentual sobe para 20%.
IPVA 2022
O pagamento em dia de todos os impostos é essencial para ficar com o nome limpo e evitar dores de cabeça. No caso do IPVA, por exemplo, quem deixa de pagar tem o débito inscrito na Dívida Ativa.
Além disso, com o IPVA em atraso, o dono de veículos não consegue fazer o licenciamento. Por exemplo, sem o documento, o motorista pode ter o carro apreendido, além de ser multado caso caia em alguma fiscalização de trânsito. E pode levar também sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para pagar o imposto é só imprimir o documento com o código de barras. Pode ser pago em casas lotéricas, também nos bancos autorizados e até mesmo pelos aplicativos dos bancos pelo celular. Outra opção é diretamente nos caixas eletrônicos.
Vale a pena conferir os descontos no seu estado antes de decidir a forma de pagamento. Em alguns lugares tem descontos para quem decidir pagar à vista. Além disso, veículos com mais de 20 anos de fabricação ficam isentos do pagamento do IPVA.
Lembrando também que o pagamento do imposto segue um calendário pré-definido, que leva em conta a placa dos veículos para definir a ordem de quitação do IPVA.