scorecardresearch ghost pixel



Pode misturar comida com ração? Entenda quais são os riscos

Todo cuidador quer oferecer uma vida agradável ao animal de estimação. Nessa hora é comum pecar pelo excesso, principalmente na alimentação.



Imagina comer exatamente a mesma comida todos os dias, no mesmo local e do mesmo jeito. Parece algo maçante e enjoativo, certo?

Pensando assim, muitos tutores de animais acreditam que os pets também sentem a mesma coisa. Nessa hora, resolvem misturar alimentos ou variar demais a dieta dos bichinhos. Contudo, essa prática pode sinalizar um grave erro.

Veja também: Aprenda a fazer macarrão do jeito certo hoje mesmo

O objetivo aqui não é criticar ou, muito menos, julgar a preocupação e os cuidados que cada tutor tem. Porém, mesmo que as intenções sejam as melhores, é preciso entender os efeitos dessa ação. Misturar comidas diferentes e oferecer para seu animal de estimação pode comprometer a saúde dele.

Misturar alimentos pode ser um grave erro para seu pet

Primeiramente, é preciso ressaltar que existem diferenças significativas entre alternar e misturar alimentos. Não há problema em alternar tipos de comidas diferentes para seu animal. Muitas vezes, esse hábito é até aconselhável e faz parte do treinamento do pet.

O problema está em misturar alimentos variados em uma mesma refeição. Alguns tutores decidem colocar carne, arroz, feijão e o que mais puder em meio a ração. Contudo, isso é altamente contraindicado. As rações dos animais são feitas para que sejam completas por si só.

As rações secas comuns demoram para serem processadas pelo sistema digestivo. Por isso, é preciso que o animal tenha tempo para fazer a digestão corretamente, sem que mais alimentos pesados atrapalhem. O maior perigo da mistura inadequada está na formação de gases e torção do intestino.

E agora, o que devo fazer?

Caso seja quase inevitável fazer uma mistura de alimentos para o pet, atente-se a uma regra. Utilize 10% de comida natural e 90% de ração. O contrário também funciona. Ainda assim, o melhor é oferecer alimentos diferentes em momentos diferentes.

Por fim, sempre priorize as rações para o seu pet. Elas são a melhor fonte de nutrientes para ele neste momento. Ofertar muitos alimentos diferentes pode fazê-lo perder o interesse e até parar de comer a ração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário