O governo federal confirmou o repasse do vale-gás nacional para 100 mil famílias que vivem nas áreas afetadas pelos temporais que atingiram a Bahia e Minas Gerais. Essa é uma boa notícia para os brasileiros que aguardam a primeira parcela do programa, mas o número de atendidos ainda é bastante reduzido em relação ao prometido.
Quando souberam do novo benefício, milhares de pessoas correram para fazer sua inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Agora, o grupo também espera receber o valor anunciado para custear seu gás de cozinha.
O que se sabe até agora é que somente os cadastrados no CadÚnico que vivem em uma das mais de 100 cidades atingidas pelas fortes chuvas vão receber o vale-gás neste primeiro momento. As informações sobre o depósito serão repassadas pelo governo por meio dos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem.
Já quem não vive nessas regiões terá que esperar mais alguns dias para ter acesso ao benefício. Ainda assim, a mera inscrição no sistema não garante os pagamentos.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os repasses pare os aprovados terá início no dia 18 de janeiro. Serão cerca de 5,4 milhões de famílias atendidas, de um total de 5,5 milhões de participantes do programa.
Inscrição no CadÚnico ainda é importante?
Mesmo que não garanta o pagamento do vale-gás em janeiro, o CadÚnico é a porta de entrada para este e dezenas de outros programas sociais das três esferas governamentais. A partir de 2022, somente quem está cadastrado poderá receber os repasses bimestrais. Por isso, a inscrição é imprescindível.