Um dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira e em qualquer parte do mundo é o alho. Ele tem o poder de transformar o sabor de qualquer alimento, além de ser utilizado por muitos como um remédio natural.
Por isso, todas as residências brasileiras contam com alho armazenado no armário, na geladeira ou em qualquer outro local. Aliás, uma das dúvidas recorrentes é sobre o lugar mais adequado para conservar os alhos.
Veja também: Melhore sua dieta: 3 ingredientes que diminuem o peso e reduzem a insulina
Primeiramente, quando pensamos na conservação do alho, é preciso lembrar que estamos falando do vegetal com sua casca. Caso, você compre dente de alhos destacados e descascados, sua vida útil reduz drasticamente.
Então, para garantir um alimento fresco e saudável, mantenha o alho com casca guardado em casa. Abaixo você vai conferir qual é a melhor forma de armazenar o produto por longos períodos.
Benefício de ter alho bem conservado em casa
Antes de informar a melhor forma de guardar as cabeças de alho em casa, é importante entender seus benefícios. Afinal, são as vantagens deste insumo natural que o tornam fundamental para os lares brasileiros. Confira algumas das principais:
- O alho possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas;
- Pode ser utilizado em chás;
- Tem capacidade de controlar a pressão arterial;
- Ajuda a eliminar açúcar do sangue;
- Realça o sabor de vários alimentos;
- Ajuda a diminuir aromas e sabores desagradáveis;
- Dá gosto à comida de diversas formas;
- Melhora a imunidade do corpo;
- Regula os níveis de colesterol;
- Ajuda no sistema respiratório; entre vários outros fatores.
Como conservar alho por mais tempo em casa
A melhor forma de manter os alhos conservados em casa e sempre fresquinhos é através da geladeira. No entanto, é preciso ter bastante cuidado com um detalhe que já foi mencionado acima. O alho deve estar com casca para ser armazenado no refrigerador.
Desta maneira, o vegetal consegue sobreviver por até mais de um mês, sem perder sabor e sem murchar. Além disso, o alho gelado acaba ficando um pouco mais ressecado, o que ajuda na hora de retirar a casca antes de picá-lo.