4 alimentos que diabéticos não devem comer

Que diabéticos possuem restrições a certos alimentos, todo mundo sabe. Mas e você sabe quais os piores alimentos para essa condição? Leia a seguir.



Todo mundo imagina que quem sofre de diabetes precisa evitar somente os doces, quando na realidade, não funciona bem assim. Cada diabético possui necessidades diferentes, mas existem certos alimentos que são aconselháveis que sejam evitados. 

Veja também: Qual o café da manhã ideal para os diabéticos? Veja opções de cardápio

O diabetes tipo 1 é menos comum que o tipo 2. Aproximadamente cerca de 10% de todos os casos da doença correspondem à diabetes tipo 1. Pessoas portadoras de diabetes tipo 1, necessitam de doses diárias de insulina, além de mensurar a concentração da glicose diariamente.

O diabetes tipo 2 representa 90% dos casos de diabetes no Brasil, é mais frequente em adultos e sua causa está fortemente associada ao estilo de vida, visto que o grande vilão, na maioria das vezes, são os maus hábitos alimentares e o sedentarismo, que acabam por desencadear uma das principais causas da doença, a obesidade

4 alimentos que diabéticos não deveriam consumir

  • Doces, de forma geral

Doces e chocolates não costumam ser recomendados, porque são alimentos que elevam rapidamente os níveis de insulina no sangue e são calóricos, além de conter pouco valor nutricional. 

Vale prestar atenção aos rótulos dos produtos com atenção pois ingredientes como: sacarose, frutose, maltose, lactose – são todos açúcares.

  • Frutas Secas 

Durante o processo de secagem, as frutas perdem água, perdem toda sua fibra no processo de desidratação e ficam com seus nutrientes concentrados (incluindo os carboidratos e açúcares), de modo que, uma única fruta seca vale por várias. 

  • Álcool

Para o diabético, não é aconselhável que ingira bebidas alcoólicas, pois o álcool pode desequilibrar os níveis de açúcar no sangue, alterar os efeitos da insulina, podendo provocar hiper ou hipoglicemia. 

A cerveja, por exemplo, é rica em hidratos de carbono, que aumentam a glicemia, e quando o diabético a ingere em excesso, o fígado é sobrecarregado e o mecanismo de regulação da glicemia fica prejudicado.

  • Arroz Branco

O arroz é um alimento caracteristicamente conhecido por influenciar no aumento da glicose. 

E assim como outros carboidratos simples como pães, pizzas, batata inglesa, leite e derivados, são convertidos em açúcar no sangue e por isso surte o mesmo efeito que ao comer um doce.




Voltar ao topo

Deixe um comentário