Uma das coisas mais frustrantes para quem gosta de plantas, é não acertar a mão nos cuidados com cada uma. Quem nunca passou pela situação de alguma plantinha acabar morrendo e você nem saber o porquê?! É comum acontecer com iniciantes.
O fato é que, algumas espécies de plantas e flores exigem cuidados especiais e condições de ambiente adequadas. Mas a boa notícia é que algumas exigem pouquíssimas coisas para prosperarem.
Veja também: A vez da Macela: conheça os benefícios de incluir essa erva no seu dia a dia
Conheça as 3 flores mais fáceis de cultivar em casa
Clivia
Vinda da África do Sul, a Clívia se assemelha a uma trombeta e ainda exala uma fragrância muito gostosa. É uma flor despretensiosa, e não requer nenhuma habilidade especial com plantas.
Ficará claro se você estiver regando demais, pois manchas amareladas vão começar a aparecer em suas folhas, além de apodrecer as raízes. Caso as folhas estejam se partindo, provavelmente ela não está recebendo luz o suficiente. Deve ser regada de duas a três vezes por semana, e cultivadas com temperatura ambiente e pouca luz solar direta.
Lírio-da-Paz
O lírio-da-paz é uma flor de baixa manutenção e pode suportar a maioria dos tipos de condições ambientais. Essa planta vive bem em ambientes internos, com luz indireta, de modo que o sol direto pode queimar suas folhas. Aprecia locais quentes e úmidos e deve ser regada de 2 a 3 vezes na semana.
Violeta africana
A violeta africana deve ser mantida dentro de casa, pois ela é ideal para este tipo de ambiente, já que gosta de temperaturas amenas e prosperam melhor quando estão protegidas dos raios solares diretos, do excesso de vento e da chuva.
O principal segredo no cuidado com a violeta africana, é cultivá-la como uma planta suculenta, evitando regá-la em demasia.
Em relação à rega, o ideal é que se observe a umidade do solo. A rega somente deve ser feita quando a terra começar a secar, porém a terra não pode estar nem seca demais nem encharcada.