O diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros e exige uma série de restrições alimentares. De forma bem resumida, o diabético deve evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar. Isso porque há uma deficiência no processo de retirada da glicose do sangue. Quem sofre com a doença apresenta uma série de sintomas que, se não tratados, podem resultar em graves consequências.
Veja também: Alimentos que matam a fome e podem ser comidos sem culpa
Por isso, é preciso amenizar o nível de açúcar presente no organismo, principalmente na corrente sanguínea. Atividades físicas e alimentação balanceada são os melhores recursos para tratar e prevenir o diabetes.
Pesquisas recentes apontam que investir na boa alimentação durante o café da manhã dá mais ânimo para se manter firme ao longo do dia. Afinal, não é à toa que consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia.
Tenha cuidado com remédios caseiros
Vale destacar que nenhuma receita de chá ou dieta alimentar substitui o tratamento prescrito por um médico. Contudo, os nutrientes da alimentação ajudam a potencializar os resultados e a prevenir diabetes em quem está sem a doença. Além disso, são meios naturais capazes de dar mais qualidade de vida ao paciente.
O melhor de tudo é que investir na alimentação, contribui para a melhora da saúde como um todo. Afinal, o tratamento de diabetes por meio de alimentos tem função de fortalecer o organismo. Confira algumas sugestões de cardápios para o café da manhã.
Cardápio 1
- 200 ml iogurte desnatado;
- 1 porção (maçã, banana, meio mamão papaia, duas fatias de melão etc.;
- 1 colher (sopa) farelo de aveia ou farinha de linhaça.
Cardápio 2:
- Café ou mate caseiro, evite colocar adoçantes;
- 1 fatia de pão de forma integral light ou zero;
- 2 fatias de queijo minas padrão.
Cardápio 3
- Limonada caseira sem açúcar ou com adoçante natural;
- Crepioca. Basta bater um ovo com uma colher e meia de tapioca. Misture até virar líquido e comece a fritar em uma frigideira antiaderente.