A alface é uma das folhas mais consumidas em saladas e nas refeições diárias do brasileiro. Contudo, uma das formas de ingerir esse vegetal que poucas pessoas conhecem é por meio do chá. O líquido feito a partir da alface conta com propriedades nutritivas exclusivas e benéficas ao corpo humano. Além disso, o chá de alface apresenta preparo rápido e fácil, que pode ser incrementado com ervas, frutas e especiarias.
Veja também: Chá de salsinha pode ser utilizado para potencializar dietas de emagrecimento
Para dar mais sabor e oferecer ainda mais vantagens ao organismo, é possível adicionar camomila, hortelã, gengibre e limão, por exemplo. Para obter todo o potencial dessa bebida, aprenda hoje mesmo como preparar o chá de folha de alface em casa.
Receita de chá de alface para fazer em casa
Primeiramente, saiba que o chá de alface é uma excelente fonte de:
- Zinco;
- Cálcio;
- Potássio;
- Magnésio;
- Ferro;
- Vitaminas A, C, E e K.
Além disso, a bebida é rica em uma substância chamada lactucina, que oferece efeitos calmantes para o corpo. Se você está precisando relaxar, o chá de alface com camomila é uma excelente opção. A adição de gengibre também é uma boa pedida par desintoxicar o organismo e ainda adquirir propriedades anti-inflamatórias.
Para fazer essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 350 ml de água filtrada;
- 3 folhas de alface americana ou crespa;
- Camomila (se quiser).
Preparo:
Acrescente a água, as folhas de alface picadas e as de camomila em uma panela. Coloque para ferver e deixe por 2 minutos assim. Desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos antes de tomar.
O chá de alface ajuda a:
- Acalmar;
- Controlar a pressão arterial;
- Emagrecer;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Combater episódios de insônia.
A receita é muito barata e pode ser feita praticamente sem contraindicações. Qualquer sintoma adverso deve ser relatado ao médico de confiança e o uso da bebida precisará ser interrompido.