Alguns benefícios criados pelo governo antes ou depois da pandemia da Covid-19 podem ser recebidos pelos jovens. Na verdade, alguns deles foram criados especialmente para esse público, que deve estar inscrito obrigatoriamente no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para ter acesso aos programas.
Leia também: Auxílio Brasil de fevereiro tem adicional de R$ 200 para ESTE grupo
Esse cadastro precisa ser feito em um dos pontos de atendimento do município ou estado, ou ainda, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para se inscrever, o interessado deve apresentar os seus documentos pessoais, comprovante de endereço, de renda e de escolaridade dos filhos, caso tenha.
Veja essa lista que preparamos com 6 benefícios que os jovens e adolescentes brasileiros podem receber:
- Auxílio Brasil
Esse auxílio foi criado durante a pandemia para ajudar famílias que, por perderem seus empregos, se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiários recebem o valor de R$ 400 mensais.
- Programa Casa Verde e Amarela
Esse programa oferece a possibilidade de famílias de baixa renda possuírem sua casa própria. Assim, é preciso fazer a solicitação e o cadastro para pleitear uma vaga no programa.
- ID Jovem
Permite que os jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a eventos artísticos e esportivos pagando apenas meia entrada. Além disso, o programa concede descontos ou passagens gratuitas para viagens de ônibus interestaduais.
- Tarifa Social de Energia Elétrica
Esse programa oferece descontos nas contas de energia. Para ter acesso, basta estar cadastrado no CadÚnico.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Esse benefício paga um salário mínimo para os idosos com idade superior a 65 anos e/ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Essa deficiência precisa causar uma incapacidade física, mental, sensorial ou intelectual a longo prazo, de forma que impeça o beneficiário de participar de forma plena e efetiva da sociedade com a mesma condição das demais pessoas.
- Telefone Popular
Por fim, esse programa permite que os jovens façam ligações de um telefone fixo para outro e paguem taxas menores no momento da cobrança.