Entenda como funciona o pagamento em atraso das parcelas do INSS

A contribuição ao sistema da Previdência Social do INSS garante ao segurado e aos seus dependentes diversos benefícios.



O atraso nas parcelas do INSS é um grande dificultador, pois pode prejudicar o tempo de contribuição do segurado na hora de solicitar o benefício. Diante disso, sempre surge aquela dúvida: será que compensa fazer o pagamento das parcelas atrasadas?

Veja ainda: Benefícios secretos que o INSS oferece e você não sabia

A contribuição  com o sistema da Previdência Social garante ao segurado e aos seus dependentes os seguintes benefícios: auxílio-doença, aposentadoria, licença-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

Assim, o pagamento em dia do INSS facilita o acesso a esses benefícios. Mas, caso o pagamento esteja em atraso, também é possível quitar as contribuições de forma retroativa.

Fazer o pagamento do INSS em atraso é uma opção que muita gente usa como uma forma de antecipação da sua aposentadoria. Em resumo, o pagamento retroativo vale como se não houvesse mais atraso.

Na prática, se o segurado tiver completado 20 anos de contribuição, por exemplo, mas possui 12 meses em atraso, ao regularizar a sua situação completará 21 anos. Dessa forma, destacamos mais uma vez a importância de quitar todos os débitos em dia, para que posteriormente não haja nenhum problema com o recebimento do benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário