O abacate é uma das frutas que mais geram dúvidas na hora da escolha. Afinal, poucas pessoas sabem identificar os principais sinais de maturidade do vegetal. Como ninguém quer comprar um alimento verde demais ou estragado, vale a pena conferir as dicas logo mais abaixo.
Veja também: Aprenda a descascar alho sem esforço em apenas 30 segundos
A fruta do abacateiro é bem famosa na culinária mundial. Não é só o Brasil que consome em larga escala o abacate. A cozinha mexicana e a cozinha portuguesa, por exemplo, utilizam o fruto em pratos salgados.
A própria polpa é consumida no café da manhã com o acréscimo de sal apenas. Não é à toa que o abacate é considerado um fruto bem versátil e fácil de inserir em qualquer dieta.
Confira alguns benefícios do abacate para o corpo:
- Conta com ação antioxidante;
- Combate o envelhecimento precoce;
- Auxilia em dietas para perda de peso;
- Combate e trata quadros de convulsões;
- Age contra infecções de urina;
- Melhora a saúde da mente;
- Previne problemas de memória.
Como escolher o melhor abacate no mercado ou na feira
A primeira coisa a se fazer é utilizar o truque da semente para entender o estado da fruta. Basta chacoalhar o abacate e prestar atenção se sente e escuta a semente solta em seu interior.
Se isso ocorrer é porque o alimento está em um ponto excelente para ser devorada. Porém, algumas espécies de abacate podem não demonstrar sua maturidade por meio desse procedimento.
Por isso, analise a casca do abacate antes de comprar. Os melhores frutos apresentam tonalidade verde clara e com o brilho mais fosco. Quanto mais brilhante estiver a casca, mais verde o abacate está.
Se o abacate estiver muito mole, é sinal de que passou do ponto, mas se estiver duro demais é porque ainda está verde. Os melhores abacates também são mais pesados do que aparentam. Caso ainda esteja com o talo, veja se ele sai fácil quando você puxa, pois isso é um sinal de que a fruta está madura e bem saborosa.