O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É de até um salário mínimo e tem direito quem comprovar algum tipo de deficiência que impossibilite o trabalho. Veja como fazer o pedido do BPC.
Leia mais: Como contratar o novo crédito consignado para segurados do INSS? Descubra agora
A comprovação da incapacidade para o trabalho é feita por meio de uma perícia médica do próprio INSS. No caso do BPC, o benefício não depende de carência. Por isso, mesmo quem não contribuiu com o INSS pode conseguir o auxílio se encaixar nas regras do BPC.
Benefício do BPC
Pode receber o BPC as famílias com renda de até um quarto do salário mínimo por pessoa da casa. Além disso os interessados não podem receber nenhum outro tipo de benefício para terem acesso ao BPC.
O BPC não é uma aposentadoria. Além disso, quem recebe o benefício não tem direito ao 13º salário. Idosos com mais de 65 anos também podem solicitar o BPC.
Para pedir o benefício os interessados precisam ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com documentos pessoais e demais informações da família.
É necessário agendar o atendimento por meio da central do INSS, no telefone 135. Outra exigência é que os interessados estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e estejam com os dados atualizados no sistema do governo federal.
Além do atendimento por telefone, o pedido do BPC também pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”. Quem tiver o cadastro aprovado para receber o benefício vai ter um cartão exclusivo para o recebimento do BPC.