O Google atualmente oferece armazenamento ilimitado do backup do WhatsApp no Google Drive, mas isso pode mudar em breve. De acordo com informações do portal WABetaInfo, a empresa quer limitar o espaço disponível para guardar conversas do mensageiro no seu serviço de nuvem.
Leia mais: Veja como será o novo recurso de áudio do WhatsApp
A mudança é impulsionada pelos planos pagos do Google One, que custam a partir de R$ 6,99 e liberam mais espaço de armazenamento. No momento, as conversas e demais informações do WhatsApp não entram no limite gratuito nem no adquirido pelo usuário.
Isso significa que quem usa a versão gratuita da nuvem e tem 15 GB à sua disposição, não gasta espaço com o backup das mensagens do aplicativo. A ideia do Google é mudar isso.
O que muda?
A novidade foi detectada pelo WABetaInfo há alguns meses, quando uma nova função de gerenciamento de arquivos surgiu no app. Com ela, o usuário pode excluir certas mensagens ou mídias na hora de criar seu arquivo de restauração.
Isso indica que o backup deixará de ser ilimitado, mas o dono da conta poderá poupar espaço escolhendo aquilo que quer armazenar, ficando somente com que é importante.
O portal também encontrou linhas de código do mensageiro que confirmam a alteração. Uma notificação deve avisar o cliente sobre os novos termos e indicar quando o pedaço reservado para o WhatsApp no Google Drive estiver quase cheio.
Ainda não há detalhes sobre a cota do armazenamento que será destinada gratuitamente ao mensageiro, nem tampouco sobre o valor cobrado para ampliar esse espaço.