Estão abertas as inscrições para o Bolsa Atleta, programa do governo federal que tem como objetivo transformar a vida dos brasileiros por meio da prática esportiva. A iniciativa criada em 2005 é hoje um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo.
Leia mais: INSS: contribuição vai mudar valor descontado do salário em fevereiro
O edital 2022 tem como grande novidade a digitalização do processo, já que agora não será mais necessário enviar os documentos via Correios. A análise das inscrições e concessão das bolsas ocorrerá de forma totalmente online.
Além disso, com a publicação do documento em janeiro, os contemplados pela Bolsa Atleta poderão organizar seu calendário de competições enquanto recebem apoio financeiro.
Valores e pagamentos
O programa atende seis categorias com bolsas mensais que variam entre R$ 370 e R$ 15 mil. Confira:
- Atleta de Base;
- Atleta Estudantil;
- Atleta Nacional;
- Atleta Internacional;
- Atleta Olímpico/Paralímpico.
- Atleta Pódio.
Após a publicação do resultado da seleção em abril, os aprovados devem enviar seus dados bancários e assinar o termo de adesão pela internet. Feito isso, ele já está apto a receber os pagamentos mensais.
Inscrições abertas
Para participar, o atleta deve ter idade mínima de 14 anos, fazer parte de um clube e estar filiado a uma confederação, além de ter obtido resultado em uma competição indicada pela respectiva confederação.
As inscrições para o Bolsa Atleta estão abertas desde o dia 31 de janeiro e seguem até 18 de fevereiro. Basta acessar o portal do programa, se cadastrar e enviar os documentos solicitados, como declarações de clubes e de patrocinadores.
O preenchimento do plano esportivo é obrigatório. Por meio do sistema, também é possível acompanhar todo o processo de avaliação.