Imposto de Renda 2022: Saiba quais os documentos você já precisa separar para realizar sua declaração

Entenda quais os documentos que você já pode ir organizando para realizar sua Declaração de Imposto de Renda 2022.



Estamos chegando na metade do mês de fevereiro, mas já é bom ir se preparando para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda. Mesmo que ainda não tenha sido divulgado oficialmente pela Receita Federal quando começará os recebimentos das informações referente ao calendário 2021, a mesma orienta que o cidadão comece a organizar os documentos para evitar imprevistos e agilizar o processo.

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Visto que existem situações em que o cidadão necessita solicitar segunda via de documentos, o que não ocorre de imediato e muitas vezes, podem demorar alguns dias. 

Com os documentos em mãos, você permite que o envio da declaração seja feito assim que liberar o programa de preenchimento e transmissão de dados. 

Vale destacar, que quanto mais cedo se envia os dados mais tempo tem para fazer correções, além da vantagem, caso tenha restituição a receber, geralmente, as primeiras declarações enviadas,  são as incluídas nos primeiros lotes liberados.

Revise bem os seus documentos

Também é importante salientar que a organização prévia dos documentos, reduz o risco de enviar dados errados. E na hora de fazer a declaração deve-se cuidar para preencher todas as informações corretamente, desse modo,  evita-se de cair na malha fina.

Mesmo que a lista de informações necessárias não seja exatamente a mesma, os documentos necessários, normalmente, são: os informes de rendimentos; os gastos relativos  a educação e à saúde; os dados e as despesas referentes aos dependentes; as escrituras de imóveis; os documentos de veículos; e os extratos de investimentos.

Também é importante separar os informes de aluguéis e de bens móveis e imóveis se tiver recebido, além de gastos com IPTU.

Resumindo, comece a organizar:

  • Informe de rendimentos da empresa em que você trabalha ou trabalhou no ano anterior
  • Informe do saldo de suas contas (conta corrente ou poupança) em 31/12/2021 
  • CPF, título de eleitor e endereço completo
  • CPF do cônjuge  no caso  de casamento
  • Nome completo e CPF dos dependentes, se houver
  • Dados de bens automóveis, imóveis, aplicações entre outros

Com essas informações você já pode ficar mais tranquilo. Mas lembrando que a documentação completa para envio depende de cada caso. Por isso, certifique-se de que está informando tudo o mais correto possível. E que mudanças podem ocorrer, por isso preste atenção aos informes da Receita Federal, havendo dúvida consulte um profissional especializado.




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