IR 2022: quando será liberado o programa para a declaração?

Programa terá versão para computador e smartphones Android e iOS.



A Receita Federal vai liberar o programa para preenchimento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para download no dia 7 de março, mesmo prazo de início de envio das declarações, que se estende até final de abril. Assim, logo que a Receita liberar o programa, os contribuintes já podem começar a preencher com as informações do IR. O programa terá versão para computador e smartphones Android e iOS.

Leia mais: Veja quem é isento da declaração do Imposto de Renda

Quem não enviar até o prazo máximo, 23h59 do dia 29 de abril, terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Quanto antes iniciar o processo, menores são as chances de entregar a declaração do imposto de renda com atraso. Como em anos passados, muitos que deixam para última hora podem deixar de incluir informações e perder o prazo para corrigir os erros a tempo.

Programa do IRPF

Nesta quinta-feira, 24, Receita Federal divulgou as regras para o envio deste ano. Mesmo sem o programa, os contribuintes já devem reunir todos os documentos para ganhar tempo e ter todas as informações essenciais para a declaração.

Entre as novidades deste ano está a ficha de Bens e Direitos que vai ter espaço para as informações de criptoativos. Outra mudança anunciada é a possibilidade de incluir contas de pagamento da restituição por fintechs, por exemplo.

Além disso, a Receita Federal já anunciou que entre as novidades os exames de Covid-19 feitos ao longo de 2021 vão poder ser incluídos como despesas médicas na declaração do Imposto de Renda.

As mudanças neste ano podem representar um aumento de R$ 18,53 bilhões na arrecadação em 2022. Mas todos esses dados e demais novidades relacionadas à declaração devem ser confirmados nos próximos dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário