Mudanças no IR permitem restituição por meio do PIX

Tem novidade na declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal espera mais de 34 milhões de declarações a partir do próximo dia 7 de março. O prazo para declarar vai até 29 de abril. Entre as mudanças, a restituição poderá ser paga por PIX. Leia mais: Sou MEI, preciso declarar Imposto de Renda? Entenda […]



Tem novidade na declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal espera mais de 34 milhões de declarações a partir do próximo dia 7 de março. O prazo para declarar vai até 29 de abril. Entre as mudanças, a restituição poderá ser paga por PIX.

Leia mais: Sou MEI, preciso declarar Imposto de Renda? Entenda como funciona

Quem não declarar até a data final pode pagar multa. Outra novidade anunciada pela Receita é a declaração pré-preenchida, para facilitar e agilizar o processo de entrega das informações. Sobre a restituição, o recebimento poderá ser via PIX.

Restituição pelo PIX

De acordo com a Receita Federal, a declaração pré-preenchida poderá ser acessada por meio do portal do governo federal, o gov.br. Para isso, a conta dos usuários terá que ter os níveis prata ou ouro. Ou seja, o nível bronze não terá acesso a esse serviço.

Pela declaração pré-preenchida, a Receita vai completar a declaração com dados que já estão no sistema. Por exemplo, os rendimentos, deduções, dívidas e demais informações.

Apesar da facilidade, o contribuinte terá que conferir se todas essas informações automáticas conferem de fato com os dados reais. Caso tenha alguma informação que esteja errada, o contribuinte fará a correção dentro da própria declaração de acordo com os informes e recibos.

Já a restituição pelo PIX vai permitir que os contribuintes recebam o pagamento por meio da ferramenta. Para isso é preciso informar o CPF, que será a única chave aceita como cadastro no sistema. É uma forma de garantir que a restituição vá de fato para o CPF de quem fez a declaração. Ou seja, da mesma titularidade.
Assim, as chaves como e-mail e telefones não serão aceitas para o recebimento da restituição do IR por PIX.




Voltar ao topo

Deixe um comentário