O feriado de carnaval é um dos períodos do ano que as pessoas aproveitam para colocar o pé na estrada e curtir alguns dias de folga. Mas com a alta nos preços dos combustíveis, muita gente tem repensado a ideia de enfrentar uma rodovia.
Leia mais: Carnaval não é feriado e seu salário pode ser descontado
A boa notícia é que existem dicas para economizar combustível na hora de viajar que podem aliviar os impactos nas finanças e ainda garantir um dinheiro extra para gastar durante o passeio. Confira!
3 dicas valiosas para economizar combustível na hora de viajar
Antes de cair na estrada, é importante se atentar para alguns itens no veículo. Além de garantir maior segurança ao motorista e passageiros, as observações também contribuem para a economia de combustível. Veja:
1. Faça revisões programadas
Ao optar pela revisão programada, o condutor consegue planejar os gastos de manutenção e assim evita que possíveis problemas com o carro apareçam durante a viagem. Ela pode evitar que o veículo quebre na estrada ou cause danos à integridade física dos passageiros.
A revisão programada também ajuda na economia de combustível, pois permite que o carro trabalhe da melhor forma. Dificuldade na partida do motor, por exemplo, pode ser resultado de falhas no funcionamento do veículo. Nesse caso, o gasto energético e de combustível do carro passa a ser maior.
2. Faça um planejamento antes de viajar
Outro hábito que pode ser adotado pelo motorista é o de sempre se planejar antes de viajar Para economizar combustível, a dica é optar em pegar a estrada fora do horário de pico das grandes cidades e sempre manter uma velocidade constante durante o trajeto.
Uma dica é utilizar os aplicativos de mobilidade, pois eles ajudam na identificação da melhor rota e as tags de pedágio, reduzindo assim o tempo que o motorista permanece parado na estrada.
3. Consulte o manual do veículo na hora de viajar
Dois sistemas do carro merecem atenção redobrada quando o assunto é consumo de combustível: o de ignição e o de injeção.
O condutor sempre deve ficar de olho no plano de manutenção do carro. É nele que estão descritas as informações acerca dos períodos das revisões, listagem de peças que devem ser substituídas, além de mostrar quais são os pontos necessários para a checagem preventiva.