PIS/Pasep: problemas para consultar o abono? Tire suas dúvidas

O pagamento do PIS já começou a ser feito e o Pasep tem início no dia 15 de fevereiro. Veja como consultar os valores e quando receber.



O pagamento do abono salarial do PIS começou no dia 8 de fevereiro e do Pasep inicia em 15 deste mês. Desde o anúncio da liberação do dinheiro, alguns brasileiros reclamam da dificuldade em conseguirem conferir o valor do benefício. Ou até mesmo saber se já receberam os valores do abono salarial.

Leia mais: PIS/Pasep: Veja quem recebe o próximo lote do abono 2022

A consulta do saldo do PIS/Pasep pode ser feita pelo telefone 158 ou também por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Mais de 23 milhões de brasileiros vão receber o abono salarial.

Consulta do PIS/Pasep

Antes de tudo é bom esclarecer quem tem direito ao recebimento do PIS/Pasep. São aqueles trabalhadores inscritos há pelo menos cinco anos no programa. Outra exigência é que tenham recebido no máximo dois salários mínimos no ano de referência do pagamento.

Outro detalhe: só recebe o abono salarial do PIS/Pasep quem trabalhou por pelo menos 30 dias ao longo do ano-base. Assim, o valor é proporcional ao tempo trabalhado.

Ou seja, recebe mais quem trabalhou os 12 meses completos. O valor máximo é de um salário mínimo. Outra exigência é que os dados sejam informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Ou também pelo eSocial.

Por isso, se mesmo com todos os requisitos atendidos a consulta ainda não for possível, o problema pode estar nos dados fornecidos na Rais. Além disso, o prazo de atualização também já venceu em 30 de setembro.

Outra falha comum é o número do PIS não estar na Carteira de Trabalho Digital. Nesses casos, para resolver o problema é preciso falar diretamente com o empregador e pedir a correção ou inclusão do número do PIS/Pasep.

Os valores do benefícios ficam disponíveis para saque até 29 de dezembro. O PIS é pago pela Caixa Econômica ao trabalhadores do setor privado. Já o Pasep é pago aos servidores públicos por meio do Banco do Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário