A tecnologia veio não só para trazer coisas novas, mas também para melhorar aquilo que já existe. E uma dessas mudanças promete impactar o setor de automóveis: trata-se do pneu sem ar e que não fura da Michelin. Esse conceito já foi testado, aprovado e até ganhou data de lançamento pela empresa.
Leia mais: Com 0 km encalhados, preços dos veículos podem cair?
Chamados de UPTIS, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos, os pneus desenvolvidos pela Michelin têm como premissa básica não furar. O objetivo é garantir uma condução mais segura ao motoristas e evitar possíveis transtornos causados quando ocorrem danos às rodas.
Pneu sem ar também é menos poluente
O pneu sem ar e que não fura também é menos poluente e mais amigável ao meio ambiente. Cerca de 200 milhões de pneus são descartados de forma prematura em razão de perda rápida de pressão ou rasgos, diz a fabricante.
Com isso, os UPTIS levam vantagem por serem mais resistentes e à prova de descarte rápido. Eles também são produzidos com materiais de origem biológica e renováveis, contribuindo positivamente para o meio ambiente. A produção será simples, podendo ser feita, inclusive, em impressoras 3D.
Mas quando começas as vendas do pneus que não fura da Michelin?
Segundo a Michelin, a meta é que os pneus UPTIS comecem a ser vendidos a partir de 2024, mesmo o produto tendo sido aprovado nas avaliações e também por influenciadores.
O projeto, que começou em 2017, conta com parceria da General Motors. A fase de testes do novo pneu sem ar teve início em 2019, quando foram instalados em modelos Bolt EV. Em todos os cenários, o feedback foi positivo, o que promete movimentar o cenário automobilístico daqui a alguns anos.