Os tutores de gato podem ter uma boa dúvida sobre a parte de dar banhos felinos. Afinal, eles passam boa parte do dia se lambendo e se higienizando, por isso, será que é necessário dar banho nos gatos ou não? Para entender isso, é preciso desvendar a mente dos animais e saber como eles lidam diante dessa situação.
Veja também: Conheça o sphynx, o gato quase sem pelo que desperta curiosidade
Posso dar banho no meu gato ou não?
Segundo dados revelados pelo portal Petz, o ideal é deixar que os felinos se limpem naturalmente como costumam fazer. Os humanos até podem dar banho nos gatos, mas a verdade é que eles não vão gostar muito dessa ideia. Contudo, existem casos em que é indicado e importante efetuar a limpeza dos bichanos.
- Se o animal apresentar algum problema de pele. Alguns desses problemas podem ser dermatites, como a dermatite seborreica, por exemplo. Existem xampus próprios para diminuir a inflamação e controlar a doença. Para isso, é preciso que um especialista da medicina veterinária seja consultado com antecedência.
- Caso o gato esteja tão sujo a ponto de não conseguir se limpar sozinho. É difícil acontecer, mas isso pode ser causado por sujeiras de graxa, óleo ou mesmo lixo e fezes. Nessa situação, a intervenção dos tutores é altamente recomendada.
- Se o gato for da raça Sphynx. Esses animais apresentam pelos tão curtos que chegam a aparentar a ausência completa deles. Esses animais precisam de banhos semanais para evitar o acúmulo da oleosidade.
O gato precisa se acostumar aos poucos
Os gatos que aceitam melhor os banhos são aqueles que foram acostumados ao procedimento desde filhotes. Isso pode ser feito a partir dos dois meses de vida do animal, porém sem exageros e com baixa frequência.
Lembre-se, o mais indicado é permitir que o bicho se limpe sozinho. O banho frequente pode gerar agravos para a saúde do felino, contribuindo para o surgimento de otites (inflamação no canal auricular – ouvidos). Sempre siga as orientações de um médico veterinário.