Quem pensa em se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sempre se pergunta qual a idade mínima necessária para entrar com a solicitação do benefício.
Após a reforma da Previdência, foi estabelecida uma idade mínima para pedir a aposentadoria: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de um período mínimo de contribuição.
Leia mais: INSS: contribuição vai mudar valor descontado do salário em fevereiro
No entanto, existe o caso daqueles que estão próximos de se aposentar e que podem entrar por meio das chamadas regras de transição. Na prática, trata-se de um período de adaptação que possibilita se aposentar antes e não cumprir com a modalidade atual.
Quando posso solicitar minha aposentadoria do INSS?
No caso da regra da idade mínima, por exemplo, em 2021, a mulher conseguia se aposentar com idade de 57 anos e os homens 62 anos. No entanto, em 2022, a idade mínima aumenta e passa a ser de 57 anos e seis meses, no caso das mulheres, e de 62 anos e seis meses, em se tratando dos homens.
Já em relação à regra para a aposentadoria por idade, a lei anterior à reforma já estabelecia que o s homens deveriam ter, pelo menos, 65 anos de idade. No entanto, com a nova regra de transição, a mudança se aplicada na idade mínima da mulher. Dessa forma, os contribuintes precisam ter:
- Mulher: 61 anos de idade e seis meses e 15 anos de contribuição;
- Homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
A partir daí, a idade da mulher sobe seis meses a cada ano, chegando a 62 anos no ano que vem. Confira:
- Idade da mulher em 2022: 62 anos e seis meses;
- Idade da mulher em 2023: 62 anos.