O auxílio-inclusão do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um direito de muitos brasileiros que nem mesmo conhecem o programa. Ele é voltado para atuais beneficiários e ex-beneficiários do Benefício de Prestação de Continuada (BPC) que conseguem um emprego.
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O cidadão que participa da iniciativa recebe meio salário mínimo por mês (R$ 606 atualmente). O objetivo é incentivar o retorno de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.
Público do auxílio-inclusão
O INSS concede os pagamentos mensais para pessoas com deficiência que cumprem os seguintes requisitos:
- Fazer ou ter feito parte do quadro de beneficiários do BPC nos últimos cinco anos;
- Começar a ter uma atividade remunerada com remuneração de até dois salários mínimos;
- Ter renda familiar igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa (a remuneração do requerente não será considerada, desde que não ultrapasse dois salários mínimos);
- Ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico).
Solicitar o benefício
A solicitação do auxílio-inclusão pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pelo telefone, no número 135. Pelo app, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do benefício e clique nele quanto aparecer na lista;
- Leia atentamente as informações na tela;
- Informe seus dados e toque em “Avançar”.
O pedido pode ser acompanhado pelo app no menu “Consultar pedidos”. A resposta do INSS sai em até 30 dias úteis