O leite é um alimento repleto de nutrientes e minerais, dentre eles o cálcio, o potássio e o fósforo. Apesar dos pontos positivos, quando consumida em excesso, a bebida pode se tornar uma grande vilã da alimentação para alguns tipos de pessoas.
Leia mais: 5 alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim
Segundo portal Meganoticias (em espanhol), três grupos de pessoas devem redobrar a atenção quando o assunto é a ingestão de leite. Saiba quais são elas a seguir!
Pessoas que sofrem com acne
Por se tratar de um produto lácteo com um alto grau de gordura animal, a bebida pode aumentar a incidência de espinhas. Segundo um estudo inglês realizado em 2019, o consumo de leite integral por três dias ou mais pode provocar o aparecimento de acne moderada ou grave em pessoas predispostas.
Pessoas com o intestino sensível
Essa condição é causada por uma alteração na parede do intestino delgado que possibilita a passagem de microrganismos e demais substâncias para a corrente sanguínea. Pessoas nessa situação podem ter os sintomas agravados pela ingestão excessiva de leite, conforme esclareceu o estudo inglês, que também associou a bebida com inflamações no sistema digestivo.
Pessoas com ossos frágeis
Ao contrário do que se costuma associar, o consumo de leite nem sempre é garantia de ossos mais saudáveis. Estudos apontam que, com efeito contrário, a bebida pode torná-los mais frágeis. Por isso, é importante sempre realizar consultas periódicas ao médico no caso de pessoas que convivem com essa condição.