Abono PIS atrasado será pago neste mês; saiba quem pode receber

Mais de 1 milhão de trabalhadores se encaixam nos requisitos para receber o PIS referente a 2019.



Uma das muitas expectativas para quem trabalha com carteira assinada é a liberação do PIS, um direito dos trabalhadores da CLT. No entanto, essas expectativas foram adiadas para aqueles que trabalharam no ano de 2019 e deveriam ter recebido os valores em 2021.

Confira ainda: Próximo lote do abono PIS/Pasep será pago no dia 15 de março

De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 1 milhão de trabalhadores se encaixam nos requisitos para receber o PIS referente a 2019. O valor máximo é equivalente aos meses trabalhados de 2019 e esses valores podem chegar a R$ 1.212, se a pessoa trabalhou o ano todo de 2019.

Embora esse dinheiro possa ser útil para muitas pessoas, mais de 320 mil pessoas deixaram de sacar o PIS em 2021 e o governo está dando uma nova oportunidade para a realização desse saque.

Quem pode sacar o PIS atrasado de 2021?

Existem alguns requisitos para receber o abono salarial referente ao ano de 2019. A seguir, veja quais são esses requisitos:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há 5 anos ou mais;
  • Ter recebido a remuneração de até 2 salários mínimos em 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada registrada em carteira por pelo menos 30 dias consecutivos em 2019;
  • Estar com os dados atualizados no eSocial ou RAIS.

Quando será pago o Abono Salarial atrasado?

As pessoas que esqueceram de sacar o PIS no ano passado, precisaram aguardar um pouco mais o saque, visto que a data prevista para saque era em 08 de fevereiro de 2022, mas o governo acabou adiando essa data para o mês de março.

Sendo assim, a partir do dia 31 de março o Governo Federal vai liberar o benefício para os trabalhadores que se encaixam nos requisitos para receber o Abono Salarial referente ao ano de 2019.

Como saber se eu tenho direito ao PIS atrasado 2021 e como solicitar o pagamento?

Existem várias formas de saber se você tem direito ao Abono Salarial. Todas elas são bem fáceis e você pode optar pela que mais te convém. Esses canais podem te ajudar tanto a saber se você possui algum valor para receber, referente ao PIS do ano de 2019,como também pode te ajudar a realizar a solicitação do pagamento do benefício.

Veja a seguir os canais que você pode realizar a consulta e solicitar o pagamento do PIS atrasado 2021:

  • Canal de atendimento “Alô Trabalhador” (158);
  • Aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
  • Aplicativo “Caixa Tem”;
  • Aplicativo “Caixa Trabalhador”.

Todas essas ferramentas são bem fáceis de usar. Basta acessá-las com o seu CPF e cadastrar uma senha para realizar a consulta. No caso do aplicativo “carteira de trabalho digital”, é necessário ter uma conta GOV.br para realizar o acesso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário