Desde o início da transição do Bolsa Família para o programa Auxílio Brasil, as famílias beneficiadas ficaram em dúvida se teriam ou não um novo cartão para acessarem o dinheiro. Sabendo da dificuldade da atualização, o governo federal permitiu sacar o benefício de outras formas. Veja quais são elas.
Leia mais: Real Digital: veja como será a nova moeda digital brasileira
É importante lembrar que, pelo menos por enquanto, o governo federal ainda aceita o uso do antigo cartão do Bolsa Família pelas famílias que já recebiam o benefício em anos anteriores. A renovação vem sendo feito aos poucos, segundo o Ministério da Cidadania.
Sacar sem cartão
A possibilidade de sacar o Auxílio Brasil sem o cartão é garantida por meio do aplicativo Caixa Tem. Isso porque o valor do benefício fica guardado na poupança social digital da Caixa.
Pelo aplicativo os cidadãos que recebem o Auxílio Brasil conseguem fazer transferências, pagar contas e também usar o cartão de débito virtual.
Assim, se a família tem direito ao Auxílio Brasil e por algum motivo está sem o cartão, a saída é usar o aplicativo Caixa Tem, por meio de login e senha.
Com esses dados informados, o próximo passo é ir em “Saque sem cartão”. O próprio aplicativo vai gerar um código exclusivo para o saque.
Por último, o interessado vai ter que digitar mais uma vez a senha para só então ter acesso ao código que vai permitir o saque sem cartão. Já no caixa eletrônico ou na lotérica é possível fazer o saque. O detalhe é que, por medida de segurança, o saque só é permitido com o código no prazo máximo de 1 hora.
Assim, a orientação é deixar para solicitar o código quando a pessoa já estiver perto do caixa eletrônico ou da lotérica onde pretende fazer o saque. Cada parcela do Auxílio Brasil pode ser sacada em, no máximo, 120 dias.