Nos últimos anos, nunca se ouviu falar em tantos auxílios governamentais para a população. O objetivo é encontrar meios para auxiliar os brasileiros a atravessarem os sucessivos baques econômicos. Por isso, o que está em pauta agora é a criação de um auxílio para motoristas autônomos, o objetivo é amenizar o impacto do preço da gasolina. O “auxílio gasolina” encontra-se em fase de discussão e análise pelo poder público.
Veja também: Onde a gasolina está mais cara no Brasil? Veja o ranking por estado
Auxílio gasolina para motoristas está em discussão no governo
As informações são de bastidores da política e foram divulgadas pela imprensa nacional. Portanto, ainda não há qualquer confirmação de que o auxílio gasolina entre em vigor. No entanto, se isso acontecer, deve ser em breve, já que o preço dos combustíveis deve continuar subindo.
Recentemente, a Petrobras anunciou o aumento no valor da gasolina, etanol e óleo diesel. A gasolina, por exemplo, já chega próximo aos R$ 7,70 por litro em alguns municípios brasileiros. Embora o valor seja recorde, a tendência para os próximos dias é de altas contínuas. Diversos especialistas especulam que o preço pode ultrapassar a casa dos R$ 10 por litro.
Aumento no preço do combustível gera medo ao governo
Um aumento drástico no valor dos combustíveis pode gerar forte mobilização social contra o atual governo. Esse tipo de efeito colateral é comum e esperado em qualquer país do mundo. Assim, várias alternativas estão em análise para mitigar a disparada da gasolina, entre elas o subsídio público.
Em contraponto, o Ministério da Economia diz que a criação de um auxílio gasolina pode ajudar a conter os ânimos. Esta seria uma das alternativas possíveis, porém paliativa, já que não resolveria o problema geral. Aliás, mesmo o impacto para os motoristas seria pequeno, além de gerar gastos maiores aos cofres públicos.
Será que o auxílio gasolina passa?
Ainda é cedo para imaginar como seria a votação e aprovação de um possível auxílio gasolina. No entanto, o projeto certamente poderia entrar em vigor, uma vez que atende ao apelo popular. O problema estaria no orçamento, que já se encontra estrangulado.