A ingestão de duas a três xícaras de café diariamente está sendo associada na redução em torno de 10% a 15% dos riscos de contrair doenças do coração. De acordo com um estudo recente, a bebida pode estar associada à redução de doenças como insuficiência cardíaca, problemas no ritmo cardíaco, ou morte prematura sem motivo.
Veja também: Essas combinações de alimentos prejudicam a absorção de nutrientes
Dados do estudo que evidenciam que beber café pode proteger o coração
O estudo foi feito em mais de 382,5 mil adultos sem doenças cardíacas, em média com idade de 57 anos. A descoberta científica foi que os voluntários que beberam de duas a três xícaras de café por dia diminuem as chances de desenvolver doenças ou problemas cardíacos no futuro. E as pessoas que bebiam uma xícara de café por dia tinham menor risco de ter derrame ou de vir a falecer de doença cardiovascular.
A pesquisa foi dirigida pelo médico Peter M. Kistler, chefe de pesquisa de eletrofisiologia clínica no Instituto do Coração e Diabetes e chefe de eletrofisiologia no Hospital Alfred em Melbourne, Austrália.
Os diferentes tipos de café têm o mesmo efeito?
Outra pesquisa analisou se os diferentes tipos de café tinham o mesmo efeito. E para surpresa de todos, o resultado foi que o café com cafeína, instantâneo com cafeína e o descafeinado tiveram os mesmos efeitos.
O Dr. Kistler, acrescentou: “Suponho que pode ter havido uma percepção de que o café ‘instantâneo’ mais barato pode ser menos benéfico do que o café ‘moído’, que pode ser visto como ‘mais puro’, mas esse não foi o caso em nosso estudo”.
Neste caso, a pesquisa demonstrou que o consumo diário de uma a cinco xícaras de café do tipo moído ou instantâneo está relacionado ao menor risco de arritmia, doenças cardíacas ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além de que consumir de duas a três xícaras de qualquer tipo de café diminui os riscos de morte prematura relacionada ao coração.
Mas e para quem já sofre com problemas cardíacos, quais os riscos que o café representa?
Um detalhe interessante da pesquisa, é que os participantes que tinham problemas cardíacos e arritmia foram analisados em um terceiro estudo, e em todos os riscos de doenças ou agravamento foram menores.
“Conforme o Dr. Kistler: “ o estudo mostra que a ingestão regular de café é segura e pode fazer parte de uma dieta saudável para pessoas com doenças cardíacas”.