Ao todo, mais de 74 milhões de novos casos de diabetes foram registrados no ano passado em pessoas com idade entre 20 e 79 anos. Esses são números referentes ao mundo inteiro e foram informados pela OMS. Os dados acendem um grave alerta para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
O Brasil é o 5º colocado entre todos os que têm o maior número de doentes do mundo, ficando atrás da China, índia, EUA e Paquistão. No país, são 16,8 milhões de portadores de diabetes. A doença é caracterizada pela alta taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode trazer vários problemas graves à saúde.
Um número significativo de brasileiros também pode apresentar taxas limítrofes de glicose na corrente sanguínea. O quadro merece atenção, já que tem potencial para se tornar diabetes ao longo do tempo. Por isso, é preciso administrar formas de controlar os índices para evitar transtornos futuros.
Descubra algumas das principais causas do aumento da glicose no corpo
Vários fatores contribuem para o aumento dos níveis de glicose no sangue. Dentre eles, os principais são:
- Dieta inadequada e rica em doces e carboidratos;
- Obesidade e sobrepeso;
- Disfunções hormonais;
- Estresse e ansiedade;
- Sedentarismo;
- Fatores genéticos.
Quais os riscos?
Vale destacar que os casos de pré-diabetes são considerados como quadros de resistência à insulina. Essa substância é produzida pelo pâncreas e serve como uma condutora de glicose para dentro das células. Assim, a glicose dá mais energia para os tecidos musculares.
Porém, quando há acúmulo de açúcares no organismo, o pâncreas não dá conta de produzir toda a insulina necessária. Isso faz com que a glicose fique presa à corrente sanguínea. Essa situação pode causar crises de hiperglicemia e ainda contribuir para o aparecimento de:
- Pressão alta;
- Colesterol alto;
- Doenças cardíacas;
- Acidente vascular cerebral;
- Doenças renais;
- Cegueira;
- Amputações.
Bebidas que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue
- Chá de camomila;
- Chá de canela;
- Leite.
Todas essas bebidas têm grande potencial para contribuir para baixar os níveis de glicemia. Contudo, o mais indicado é sempre buscar um aconselhamento e diagnóstico especializado.