Como aumentar as chances de engravidar? Veja 8 dicas médicas que podem te ajudar

Para aumentar as chances de engravidar existem estratégias que ajudam a melhorar a fertilidade e contribuem para realizar o sonho do positivo.



O desejo de ampliar a família pode vir junto com uma porção de sentimentos, medos e dúvidas. Nem sempre o casal está bem preparado emocionalmente para lidar com o período das tentativas que, muitas vezes, podem ser mais longas que o planejado e frustrantes.

Veja também: 12 chás comuns que mulheres grávidas NUNCA podem tomar

De acordo com estimativas, cerca de 80% a 85% dos casais conseguem engravidar naturalmente entre 6 a 12 meses . Após esse período, o casal pode solicitar mais investigações a respeito de sua fertilidade.

Há de se lembrar que existem diversas causas que podem estar prejudicando a fertilidade do casal. Dessa forma, é importante identificar para poder evitá-las, para assim, aumentar as chances de concepção.

Como aumentar as chances de engravidar?

 Para aumentar as chances de uma gestação é preciso estar atenta ao ciclo menstrual, entender seu funcionamento e identificar seu período fértil.

Além disso, deve-se ter os seguintes cuidados:

  1. Cuidar da suplementação de vitaminas no período pré-natal;
  2. Identificar quando seu corpo está ovulando;
  3. Evitar o uso de lubrificante e ducha;
  4. Reduzir o consumo de álcool e cafeína;
  5. Fazer o controle da ansiedade;
  6. Deixar o vício do cigarro;
  7. Descansar bem e dormir boas horas de sono;
  8. Praticar exercícios com moderação.

Janela Fértil

“Janela fértil” ou período fértil  tem início 5 dias antes da ovulação.  Quando se está pensando em engravidar, o melhor é começar 5 dias antes da ovulação.

Para descobrir este período, deve-se analisar o período menstrual da seguinte forma: normalmente, o período fértil começa entre 14º e 16º dia após o período menstrual. Por exemplo: se o ciclo terminou dia 10, logo, o período fértil começará entre os dias 24 e 26, que equivalem ao período que antecede a ovulação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário