O consumidor brasileiro está diante de uma situação complicada para conseguir economizar nas despesas da casa. Afinal, tudo ficou muito mais caro, especialmente o gás de cozinha e a energia elétrica.
Veja também: Você pode estar tomando água da forma errada a vida toda; entenda polêmica
Por isso, muitas pessoas se perguntam qual aparelho é mais econômico para utilizar na cozinha. Fogão, airfryer ou forno elétrico? Qual desses três é o mais econômico na situação atual?
Primeiramente, o fogão é um dos itens quase indispensáveis na cozinha. Ainda que o gás esteja caro, a verdade é que não dá para comparar o fogão com air fryer ou forno elétrico. A utilidade dos produtos é bem diferente e o tipo de preparo também fica bastante distante. Para tanto, vale mais investir em formas de economizar o gás de cozinha do que substituir o fogão por alguma alternativa elétrica.
Então, para comparação de economia, vamos nos ater às fritadeiras elétricas a ar (air fryer) e ao forno elétrico. Entre esses dois, qual é o mais econômico? Veja a comparação abaixo.
Qual gera mais economia: airfryer ou forno elétrico?
Chegar a uma conclusão definitiva sobre este assunto não é uma tarefa simples. Afinal, lembre-se de que existem dezenas de modelos de airfryers e de forninhos elétricos. Cada um oferece um nível de potência e de gasto energético distinto do outro.
Para chegar a uma resposta é preciso ter em mente o tipo de preparo que será feito. Afinal, se o objetivo é preparar carnes e massas assadas, ou mesmo doces, o forninho tende a ser mais econômico. No entanto, ele não é tão versátil quanto a air fryer, que também é capaz de preparar frituras, além dos assados.
Por isso, se seu objetivo é cozinhar vários tipos de comidas diferentes, uma airfryer pode ser melhor. Contudo, se as quantidades forem grandes, será preciso manter a air fryer ligada por mais tempo, devido ao pequeno espaço interno. Os fornos elétricos podem ser bem maiores e gerarem mais economia neste sentido.
Air fryer ou forno elétrico substituem o forno a gás?
Como expressado no começo, o fogão a gás sempre será útil. No entanto, se você tiver um fogão elétrico, ele tende a ser bem mais econômico. Enquanto o gás estiver nas alturas, as opções elétricas devem se manter como as que exigem menos do bolso.