Faltam apenas três semanas para o início do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) anunciado pelo governo federal. Mais de 40 milhões de trabalhadores de todo o Brasil poderão sacar até R$ 1 mil nesta nova rodada de resgates.
Leia mais: PIX pode interromper transações a partir desta sexta-feira, 1º de abril
O que muitos querem saber agora é como solicitar o crédito do benefício. De acordo com as informações divulgadas pelo governo, não é necessário realizar nenhum procedimento, já que os depósitos serão feitos de forma automática.
O dinheiro cairá em uma poupança digital aberta no nome do trabalhador no Caixa Tem. Quem ainda não tem conta no aplicativo não precisa se preocupar: a Caixa Econômica Federal fará a abertura para todos os que forem receber.
O novo saque do FGTS é totalmente facultativo, o que significa que somente quem tem interesse precisa sacar até R$ 1 mil. Aquele que preferir não mexer no saldo de suas contas vinculadas deve solicitar o cancelamento do crédito até o dia 10 de novembro, também pelo Caixa Tem.
Datas do saque extraordinário
Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, confirmou que a liberação dos recursos ocorrerá “entre 20 de abril e 15 de dezembro”, na ordem do mês de aniversário dos trabalhadores. Conheça as datas:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril
- Nascidos em março: 04 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de abril
- Nascidos em agosto: 25 de abril
- Nascidos em setembro: 28 de abril
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 08 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho
Para consultar o saldo das contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos) do fundo de garantia, é só acessar o site ou aplicativo FGTS, procurar uma agência da Caixa ou ligar para o telefone 0800 726 0101. O cidadão também tem a opção de receber extratos periódicos via SMS ou correspondência.