Em tempos de tantos apertos financeiros, o que todo mundo quer é encontrar uma boa quantia em dinheiro esquecida. E isso é possível, já que muitos trabalhadores têm valores a receber das cotas do PIS/Pasep. São mais de 10 milhões de brasileiros que têm alguma quantia a receber.
Leia mais: PIS/Pasep 2022 terá 10 pagamentos de até R$ 1.212 em março; Confira as datas
Pelas contas do Banco Central, o valor total passa de R$ 27 bilhões. A consulta pode ser feita no site Valores a Receber. Basta informar dados como o CPF ou o CNPJ para fazer uma pesquisa e conferir se existe alguma quantia esquecida.
Cotas PIS/Pasep
O próprio sistema vai indicar também a data para fazer o pedido. A partir da solicitação existe um prazo de 12 dias para os bancos depositarem os valores nas contas indicadas pelos cidadãos.
Os valores são referentes também às cotas do PIS/Pasep dos trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e outubro de 1988.
Depois de conferir os valores a receber, no caso das cotas do PIS/Pasep os valores podem ser solicitados até junho de 2025. Apesar do longo período, a orientação é fazer o pedido o quanto antes e aproveitar as quantias que são de direito de tais trabalhadores. Até porque depois do prazo, os valores voltam para as contas da União.
A consulta aos valores das cotas do PIS/Pasep pode ser feita diretamente no site ou no aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.