Cuidado! Saque imediato da restituição do IR 2022 é golpe, alerta Receita

Receita informou que não envia e-mail com links para as pessoas e que só é possível pegar informações através do Portal e-CAC.



Morar no Brasil significa estar sempre tendo que desviar de golpes, sejam eles aplicados de forma presencial ou pela internet. Esta última modalidade, inclusive, tem aumentado com o tempo, e, hoje em dia, já nem falamos mais apenas dos “hackers” que causavam problemas para as pessoas.

Leia ainda: Conheça as alíquotas, regras e mudanças no Imposto de Renda 2022

Atualmente, qualquer organização criminosa tem acesso a recursos que possibilitam o cometimento de fraudes pela internet sem muito esforço. Existem diversos tipos de golpes que podem ser aplicados por via da internet, mas os principais, hoje em dia, sempre envolvem saques, empréstimos e movimentação de dinheiro em geral.

Um que ficou muito popular era o do auxílio emergencial, com links “alternativos” para que as pessoas conseguissem transferir o dinheiro. E, ao acessar esses links, os usuários estavam apenas expondo seus dados para criminosos, ou mesmo transferindo para eles o dinheiro do benefício.

E, agora, as pessoas têm que se preocupar com um novo golpe, que, dessa vez, tenta enganá-las com o dinheiro da restituição do imposto de renda. Esse golpe se vale de um apelo emocional grande, já que todos nós queremos reaver o dinheiro que foi originalmente mordido pelo leão.

Cuidado com o golpe, alerta Receita Federal

O alerta sobre a fraude foi feito pela própria Receita Federal, que observou muitos casos de pessoas sendo lesadas por criminosos que aplicam esse golpe, cuja ideia não é exatamente tomar dinheiro da pessoa logo de cara, mas conseguir acesso a seus dados para, aí sim, aproveitar-se dessas informações. 

Eles fazem isso disponibilizando links de acesso pelos quais, segundo os golpistas, a pessoa conseguiria fazer o saque imediato do valor da restituição do Imposto de Renda ao qual ela teria direito.

Geralmente esses links chegam até as vítimas através de e-mails enviados pelos próprios criminosos, de forma aleatória. Isso não é novo, uma vez que não é novidade o envio de e-mails maliciosos como esse ou mesmo mensagens de texto contendo uma motivação para que o usuário clique em um determinado link, seja pelo motivo que for. As mensagens desses e-mails muitas vezes alegam que a pessoa tem algum dinheiro para receber, que venceu algum sorteio ou que tem contas pendentes em determinado banco.

Essa última é muito popular, já que as pessoas tendem a se assustar quando recebem uma mensagem alegando que eles têm dívidas pendentes em algum lugar, até por acharem que alguém fez essas compras ilegalmente em seu nome. Assim, pelo medo de terem caído em um golpe, elas vão lá e caem em um.

A Receita Federal já avisou, através de nota, que não envia e-mail com links para as pessoas e que só é possível pegar informações através do Portal e-CAC, onde o usuário vai conseguir um acesso realmente seguro através do Gov.br ou com o certificado digital. Então fique de olho e avise sua família, principalmente menos antenados na internet, para não que não caiam no golpe.




Voltar ao topo

Deixe um comentário