O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por efetuar o pagamento de aposentadorias e vários benefícios sociais. Os valores são específicos para cada caso, podendo ser padrão ou não.
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Geralmente, o cronograma de depósitos segue o número final do benefício como forma de ordenação. Alguns segurados, no entanto, estão com os valores de seus benefícios defasados e precisam atualizar os dados. Para isso, saiba que é possível solicitar a revisão do INSS pela internet.
Descubra quais são os benefícios pagos pelo INSS que podem ser revistos:
- Aposentadoria;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Por que devo pedir a revisão do INSS?
A revisão pode ser solicitada a fim de descobrir se há alguma atualização no valor do benefício que ficou para trás. Pode acontecer de o beneficiário estar recebendo um valor desatualizado. Isso acontece, mediante algumas situações, como:
- Mudança e apresentação de nova documentação;
- Inclusão, exclusão ou alteração de dependentes nos registros oficiais;
- Realização de nova análise de cálculo para o valor ou para o tempo de contribuição.
Vale destacar que qualquer pessoa que receba valores do INSS pode solicitar a revisão do benefício.
Como solicitar a revisão do INSS pela internet?
A melhor notícia é que todo o processo pode ser encaminhado pela internet de forma fácil. Vasta seguir o passo a passo indicado abaixo:
- Acesse o site “Meu INSS”;
- Clique na áre de “Novo Pedido”;
- Depois, coloque o nome do serviço ou do benefício que deseja consultar;
- Aparecerá uma lista com várias opções. Selecione aquela que se melhor se encaixa com o seu problema;
- Leia as instruções e avance.
Depois disso, o usuário precisará informar o número de seu CPF e o número do benefício do INSS que ele recebe. Então basta fazer a solicitação de revisão dos valores.
Para acompanhar o andamento do pedido, acesse novamente o site e vá em “Consultar Pedidos”. Encontre a sua solicitação e clique em “Detalhar”. Normalmente, o INSS leva até 30 dias para chegar a uma conclusão.
Qualquer dúvida pode ser tirada também pela Central de Atendimento, através do número de telefone 135.