A fatura de energia elétrica pode ser a causa de dores de cabeça para muita gente. Afinal, os sucessivos aumentos dos últimos anos se acumularam em quase 114% a mais na fatura de energia elétrica dos brasileiros. Nessa hora, vale a pena adotar hábitos e medidas necessárias para conseguir economizar o máximo de eletricidade possível. O primeiro passo, portanto, é identificar os aparelhos e objetos que mais encarecem a fatura da luz no mês.
Aprenda a calcular o consumo de energia elétrica do mês
Outra dica importante é começar a calcular como se dá o gasto de energia mensal na sua casa. Assim será mais fácil identificar onde estão os itens mais “gastões” que você tem no seu lar. Para se ter ideia, não é 100% confiável analisar apenas a quantidade de watts para saber o que gasta mais e o que gasta menos.
O correto é calcular a quantidade média de energia que é consumida. Essa medição, geralmente, se dá por meio do quilowatt-hora (sigla: kWh). Para saber qual é essa média de gasto, saiba que ela depende da potência do equipamento e do tempo de uso que ele fica ligado.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
(Potência do aparelho X Dias de uso por mês X Horas de uso por dia média) / 1000
Conheça os 12 aparelhos domésticos que mais gastam energia
- Ar-condicionado;
- Chuveiro elétrico;
- Fogão elétrico;
- Geladeira/frigobar;
- Freezer;
- Lavadora de louças;
- Televisão;
- Ventilador;
- Computador (PC ligado na tomada);
- Forno elétrico;
- Secadora de roupas;
- Secadora de louça.
Os itens estão classificados pela ordem dos que mais gastam energia para os que menos gastam. Entretanto, todos esses equipamentos são considerados os mais gastões na conta de luz mensal.
Para se ter uma ideia, o ar-condicionado pode elevar facilmente em quase R$ 200 a conta de energia se for utilizado por 8 horas ao dia. Ele é o que mais exige energia entre todos os outros.