O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o documento básico de todo brasileiro. É por meio dele que são feitos cadastros, consultas em bancos de dados, assim como é o CPF que garante o recebimento de vários benefícios sociais. Se você está com o CPF irregular, aprenda agora a regularizar o documento pelo celular.
Leia mais: Aumento temporário do Auxílio Brasil é discutido pela equipe da Economia
Antes de tudo, se você não sabe como está a situação do seu CPF, faça a consulta por meio do site da Receita Federal. Em alguns cliques você consegue conferir se tem alguma pendência.
Regularizar o CPF
Se você fez a consulta no site da Receita, certamente recebeu algum dos seguintes retornos: regular; pendente de regularização; suspenso; titular falecido; ou cancelado. Assim, se no seu caso a pesquisa indica que é preciso regularizar o CPF, siga esse passo a passo e resolva facilmente o problema.
O CPF pode estar irregular por inúmeras razões. Desde o simples fato de existirem informações erradas, até a falta da declaração do Imposto de Renda. Para regularizá-lo, você pode usar o serviço pelo site da Receita Federal ou também pelo app. Se for no site, será necessário ir em “Atualizar CPF”. E seguir as demais etapas indicadas pelo site para a regularização. Depois de preencher tudo é só enviar.
Já pelo app da Receita Federal, você vai em “Serviços CPF”, clica na opção “Regularização de suspensos”. Em seguida é hora de atualizar os dados e também enviar. Depois é só aguardar a análise da regularização e acompanhar o status do CPF em novas consultas no site da Receita Federal.