Esta é a forma correta de descongelar alimentos prontos

Como descongelar alimentos e manter a conservação por mais tempo. Dicas essenciais para quem tem um estilo de vida bastante corrido.



A vida moderna é cheia de compromissos e responsabilidades. Quem trabalha fora sabe que não é fácil dar conta de tantos compromissos ao mesmo tempo. Família, casa, emprego, estudo entre outros. É preciso bom jogo de cintura para poder viver e aproveitar bem os momentos.

Veja também: Limpe sua casa inteira utilizando sabão em pasta; veja como

E diante desse ritmo acelerado do homem atual, não dá mais tempo para ficar horas na cozinha preparando uma refeição. A saída é optar por alimentos congelados ou congelar alimentos, porém deve-se ter atenção para manter sua conservação e saber fazer o correto descongelamento para garantir os valores nutricionais.

Qual a finalidade de congelar alimentos?

Principalmente para quem chega tarde ou tem pouco tempo para fazer sua refeição, é a melhor alternativa, basta planejar as refeições da semana e prepará-las de uma única vez, colocando em marmitas no congelador. Durante a semana você irá consumir uma a uma.

Sem dúvida uma ótima opção para comer comida caseira sem precisar ficar cozinhando a semana inteira.

Como fazer o correto congelamento de alimentos?

Para fazer o correto congelamento de alimentos é preciso fazer o planejamento do que irá ser consumido durante a semana. A seguir, preparar o alimento e, após resfriá-lo, colocar em potes de vidros ou embalagens próprias para freezer e armazenar em seu congelador.

Para facilitar a identificação, coloque etiquetas com os nomes das comidas, e se você for uma pessoa mais metódica, pode colocar o dia da semana que deverá ser consumido cada alimento.

Como fazer o correto descongelamento?

Para este processo o ideal é que cada pote seja descongelado no fogão, no forno ou no micro-ondas.

Você deve concordar comigo que o micro-ondas é a opção mais prática, portanto, utilize sua opção descongelar. Se tiver muito alimento, vá interrompendo o processo e mexa o alimento para acelerar o aquecimento.

Alimentos que não devem ser congelados

Certos alimentos não devem ser congelados, eis alguns:

  • Maionese;
  • Gelatina;
  • Curau;
  • Pudins;
  • Chantilly;
  • Batatas;
  • Ovos cozidos;
  • Banana;
  • Pêra;
  • Salada crua: alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino, rabanete, tomate etc.

Para acertar cuide para que os alimentos sejam descongelados uma única vez. E quanto ao prazo de congelamento, você pode deixá-los congelados por até 3 meses, mas isso depende do tipo de alimento, pois certos alimentos não costumam ter um prazo de validade tão extenso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário