A Receita Federal alerta os contribuintes sobre um novo golpe que tem sido registrado em todo o Brasil. É a falsa guia do Simples Nacional. Os golpistas simulam o documento, mas o PIX indicado na guia tem como destino uma empresa privada.
Leia mais: Pagamentos do Auxílio Brasil começam hoje, mas vale-gás só terá nova rodada abril
A falsa guia tem sido enviada por correspondência, para tentar enganar ainda mais as vítimas. O papel simula o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, conhecido como DAS.
Falsa guia
A falsa guia enviada pelos criminosos não tem código de barras. É só um indicativo com chave PIX. O detalhe está na empresa que receberá o pagamento. No falso documento diz ser uma empresa privada. O nome indicado é “Simples Pagamento Online”. Ou seja, sem qualquer relação com a Receita Federal. Por isso, o alerta está sendo feito para evitar novas vítimas no Brasil.
A orientação da Receita é que os contribuintes procurem pelas guias nos sites oficiais. Por exemplo, em vez de pagar os documentos que chegam como correspondência, a dica é que os cidadãos façam a emissão dos documentos nos órgãos públicos, como no portal e-CAC. Ou até mesmo no site do Simples Nacional.
Não foi divulgado o número de vítimas. Mas, segundo a Receita Federal, os golpistas faziam documentos falsos bem semelhantes aos originais, inclusive com a logomarca do Simples Nacional.
Golpes assim se tornam mais comuns em alguns períodos do ano. Já que o não pagamento das guias pode resultar em multas. Por isso, sempre antes de pagar, a orientação é confirmar nos sites oficiais se existem valores em aberto.