A hipertensão arterial é uma doença que pode causar graves problemas de saúde e resultar na morte do paciente. Embora seja um assunto sério, cerca de 40 milhões de brasileiros convivem com a pressão alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase 400 mil brasileiros morrem por problemas do coração. O único caminho para solucionar o problema é o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Veja também: Entenda por que beber todos os dias está prejudicando seu cérebro
Confira 5 consequências graves da pressão alta (hipertensão)
1 – Infarto agudo do miocárdio
Conhecido pelo nome popular e mais simplificado de “infarto”, essa condição pode ser fatal na maioria dos casos. A hipertensão é um dos principais fatores que causa o infarto agudo do miocárdio. Como as paredes do coração sofrem com a pressão excessiva, o músculo cardíaco enfrenta dificuldades para funcionar corretamente. Além disso, a situação facilita o acúmulo de gordura e a falência do órgão coronário.
2 – Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O AVC é conhecido também como derrame cerebral e se baseia no entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo cerebral. A pressão elevada faz com que as paredes dos vasos se contraiam e dificultem a passagem do sangue. Ele “força” o fluxo e pode acabar rompendo as paredes do vaso ou mesmo enfrentar alguma obstrução no local. O quadro pode levar a óbito ou deixar graves sequelas, como paralisias.
3 – Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca é outro resultado da hipertensão, capaz de gerar diminuição considerável na qualidade de vida. Pessoas que sofrem com o problema convivem com a dificuldade do bombeamento sanguíneo. Isso dificulta a oxigenação do corpo e a pessoa pode ficar incapaz de executar tarefas simples, como andar.
4 – Insuficiência renal
Outro problema da pressão alta pode ser refletido nos rins, que apresentam insuficiência em suas atividades normais. O problema é que o mau funcionamento renal agrava o controle da pressão. O ciclo é vicioso e pode levar a diversos efeitos colaterais fatais.
5 – Arritmia cardíaca
A arritmia cardíaca é caracterizada pelo batimento “descompassado” do coração. Esse problema pode causar danos ao músculo do coração, insuficiência cardíaca e resultar no fim da vida.
Em outras palavras, a hipertensão é uma condição de saúde que não pode e não deve ser ignorada. Além disso, os quadros de pressão alta são quase sempre assintomáticos, portanto, é preciso fazer visitas ao médico com regularidade. Só dessa maneira, o problema pode ser identificado e tratado com eficiência.