O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou algumas mudanças como o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a informações sobre benefícios. Com as novas ferramentas digitais da autarquia, não é preciso comparecer a uma agência física para se informar.
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A consulta de solicitações de benefícios está disponível no aplicativo Meu INSS, apenas com o CPF do segurado. Também é possível realizar o procedimento pelo site Meu INSS, ou ainda pela Central de Atendimento telefônica 135.
Benefício disponíveis para consulta
A lista de programas que podem ser checados pela internet ou telefone incluem todos os tipos de aposentadoria, além de pensão por morte e outros auxílios. Confira todos eles:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Consulta com o CPF
O usuário que escolher checar o pedido pelo site Meu INSS deve informar seu CPF e a senha da sua conta Gov.br. Os passos seguintes são:
- Após o login, clique em “Meus Benefícios“;
- Na lista que vai aparecer, selecione o benefício que deseja consultar.
Caso prefira usar o aplicativo, basta fazer o login ou criar uma nova conta. Os segurados que optarem pelo atendimento telefônico podem ligar para o INSS de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Respostas possíveis
Durante a consulta, o sistema vai informar uma das três opções abaixo:
- Habilitado: o pedido ainda está em análise pelo INSS;
- Deferido: o benefício foi aprovado e será concedido;
- Indeferido: o benefício foi analisado e negado.
Todo cidadão cujo benefício solicitado tiver sido indeferido pelo INSS pode entrar com um pedido para nova análise. Em geral, o prazo para abrir o recurso administrativo é de até 30 dias após o recebimento do aviso de indeferimento.