Os animais de estimação são muito queridos e fazem parte da família, cachorro ou gato, cada um precisa de cuidados específicos. Mas uma semelhança entre as duas espécies é o cheiro das excreções, seja fezes ou urina, que acabam se espalhando para outros ambientes. Então mesmo que o seu bichinho seja ensinado a fazer suas necessidades em um canto determinado, esse local ainda precisa de uma limpeza adequada, porque o odor tende a ser forte.
Veja também: Cachorro se coçando muito: o que isso significa e o que deve ser feito
Outro problema é quando há algum descuido, estresse ou qualquer outra situação que afete os pets, fazendo com que eles urinem em lugares inapropriados. Isso pode causar o desgaste de móveis e é um hábito que deve ser observado, pois é antigênico e pode representar algum desconforto percebido pelo animal. A melhor maneira não é se estressar e colocar a culpa nele, mas tentar entender as condições e ensiná-lo, buscando ajuda profissional de um adestrador, se for preciso.
O que fazer para acabar com o mau odor de urina de cachorros e gatos?
Para acabar com o cheiro forte de xixi não precisa gastar muito, investindo em produtos caros ou desodorizantes artificiais. Borrifar aqueles óleos essenciais naturais que deixam um cheirinho perfumado é uma boa ideia, mas nem sempre é suficiente. A partir de ingredientes biodegradáveis e que provavelmente podem ser encontrados na sua cozinha ou banheiro, é viável fazer um produto repelente eficiente.
O que você vai precisar:
-
4 Colheres de Sopa bicarbonato de sódio
- 500 ml de Álcool
-
1 Colher de Sopa de cânfora
- ½ Colher de Sopa de citronela
Modo de preparo:
Em um recipiente adicione o álcool, a citronela, a cânfora e por último, aos poucos, as colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture e coloque o conteúdo em um borrifador que tenha boa vedação ou recipiente de vidro ou plástico.
Use sempre para finalizar a limpeza onde seu cachorro ou gato faz xixi e coco, mas também os ambientes que apresentam esses resíduos. Seu uso está liberado em móveis, objetos e superfícies, mas é contraindicado no contato direto com a pele.
Dica extra:
Antes de limpar, procure passar vinagre de álcool no local, isso ajuda a acabar com o mau odor e eliminar microorganismos.