Ainda tem gente se perguntando se alguém viu o verão de 2022, já que a estação passou tão rápido que mal deu tempo de aproveitá-la. Fato é que o outono chegou e com ela uma esperança surge no coração de muitas pessoas. As temperaturas mais frias começam a afastar os insetos da casa, especialmente as baratas. No entanto, será que isso é verdade? Descubra aqui se o frio afasta as baratas e outros insetos mesmo.
Veja também: Você pode usar sal para limpar a casa e nem fazia ideia disso
Afinal de contas, o frio afasta as baratas da casa?
O verão é uma época com alto volume de chuvas e de temperaturas elevadas. Esses dois fatores realmente contribuem para a proliferação de vários insetos, principalmente mosquitos e pernilongos. Não é à toa que o período é conhecido pelo grande número de casos de dengue registrados no Brasil.
Conforme o frio avança, as picadas de pernilongos se tornam mais raras e o surgimento de insetos diminui dentro das residências. O fenômeno gera a impressão de que o frio afasta as baratas e outros tipos de animais. Porém, a realidade não é exatamente essa.
De fato, o período de reprodução da maior parte dos insetos não ocorre durante os meses de outono e de inverno. A maior atividade se dá entre a primavera e o verão, mas isso não quer dizer que esses bichos somem ou simplesmente morrem por causa das temperaturas baixas.
Baratas ficam mais lentas, mas continuam aí na sua casa
As baratas, por exemplo, apresentam redução da atividade metabólica no inverno. Isso ocorre naturalmente diante da baixa oferta de alimento provocada pela estiagem e pelo frio. Contudo, elas permanecem escondidas dentro de armários, em vãos, no esgoto e em outros locais. Aliás, é mais fácil encontrar baratas em ambientes quentes e úmidos da sua casa durante o outono.
O frio, portanto, afasta as baratas da vista dos moradores, embora elas permaneçam abrigadas em algum lugar. Diante dessa premissa, os cuidados com a limpeza e higiene devem se manter para evitar a proliferação de insetos.