O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ter mais uma forma de uso. É que o governo federal anunciou nesta semana a liberação do saque de até R$ 1 mil das contas de cada trabalhador. A medida busca movimentar a economia do país. Veja como consultar o saldo do FGTS.
Leia mais: Confirmados! 13º do INSS e saque FGTS de até R$ 1.000 saem em março, diz Governo
O saque poderá ser feito das contas ativas e inativas. Pela proposta do governo, o dinheiro ficará disponível além das regras tradicionais, como a compra da casa própria, aposentadoria ou nos casos de doença grave.
Consultar o FGTS
Com o novo anúncio, muitos trabalhadores querem saber se têm dinheiro na conta do FGTS. Para ter essa resposta, a consulta é muito simples. Todos os meses, os empregadores depositam 8% do salário do trabalhador na conta do FGTS. Ou seja, o valor fica maior mês a mês. Para consultar, o trabalhador pode baixar o aplicativo do FGTS e fornecer as informações solicitadas para consulta.
Essa é a forma mais simples e rápida para consultar o saldo. Mas o trabalhador também pode consultar por meio de correspondência. A cada dois meses ele pode optar por receber em casa o extrato do FGTS. É só fazer o pedido do documento numa agência da Caixa ou pelo 0800 726 01 01. Outras formas de consulta são no atendimento presencial em qualquer agência da Caixa Econômica, ou também por meio do site da Caixa.
Vale lembrar que o FGTS é um valor que fica guardado em uma conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal. De acordo com as regras, o FGTS é pago de forma proporcional aos salários, abonos, adicionais, 13º salário e outras condições.