Nubank está enviando PIX de R$ 75 para cliente que responder questionário?

Novo golpe envolvendo o banco digital pode roubar os dados das vítimas e deixar dispositivos vulneráveis à práticas criminosas.



Após o Nubank anunciar o pagamento de um bônus de R$ 150 e R$ 450 aos clientes que respondessem pesquisas relacionadas a investimentos e Imposto de Renda (IR), respectivamente, começou a circular na internet a notícia de que o banco digital, em comemoração ao seu aniversário, também começou a enviar um PIX no valor de R$ 75. Mas será que isso é verdade?

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A resposta é não! O questionário do Nubank enviado junto com uma mensagem prometendo um PIX no valor de R$ 75 é falsa e se trata de um golpe. Criminosos estão se aproveitando da ação da fintech acerca de pesquisas remuneradas (que são verdadeiras) para enganar usuários e fazer vítimas.

Resumindo: o Nubank não está comemorando seu aniversário ou fazendo PIX de R$ 75.

Como funciona o golpe PIX de aniversário do Nubank?

Ao clicar no link da mensagem que supostamente fala da pesquisa do banco digital, a pessoa é automaticamente direcionada para um site contendo um quiz de 4 perguntas. Elas são bem fáceis de serem respondidas e, mesmo se o usuário errar uma delas, a página disponibiliza mais uma chance.

Para dar mais credibilidade e garantir que mais pessoas caiam no golpe, o site inclusive utiliza as mesmas cores da marca Nubank. Ao final do questionário, a vítima é informada de que receberá um bônus no valor de R$ 75 e que, para isso, ela precisa encaminhar sua chave PIX e compartilhar a mensagem da pesquisa para outros 5 amigos.

Quais os riscos esse golpe pode causar?

Basicamente, ao clicar no link suspeito, um vírus ou malware pode infectar automaticamente o computador ou celular sem o que a pessoa saiba. Além de roubar os dados, a ameaça também pode deixar os dispositivos vulneráveis a novos golpes.

Uma maneira de identificar esse tipo de prática criminosa é observando o domínio do site. No caso da falsa pesquisa Nubank, a URL, que deveria terminar em “.com.br”, termina em “.ru”. Além disso, inúmeros erros de português são percebidos ao longo do questionário, pontos que colocam ainda mais em cheque as reais intenções da ação.




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