O pagamento do 13º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será feito em duas parcelas. A antecipação do benefício foi publicada no último dia 18, no Diário Oficial da União. Por isso, veja quem começa a receber o dinheiro já no mês de abril.
Leia mais: Recebendo ligações de telemarketing sem o prefixo 0303? Descubra como reclamar
Pelos cálculos do governo federal, cerca de 30,5 milhões de pessoas vão receber a antecipação do benefício. A primeira parte corresponde a 50% do valor do benefício. O pagamento vai de 25 de abril a 6 de maio.
Antecipação do 13º
A antecipação do 13º salário será paga junto com os benefícios, como aposentadorias e pensões. A segunda parcela será paga entre os dias 25 de maio e 7 de junho. Será de 50% mais o abono anual.
A medida de antecipação do 13º salário segue os mesmos critérios dos dois últimos anos. Considera as dificuldades dos brasileiros, principalmente como reflexo da pandemia da covid-19, o desemprego e a retomada gradual da economia do país.
Antes o pagamento era feito nos meses de agosto e novembro. Com a liberação do recurso, o governo espera ajudar aqueles que possam estar em situação de aperto financeiro. E ao mesmo tempo movimentar a economia do Brasil. Com mais dinheiro circulando, a medida pode injetar R$ 56,7 bilhões.
Ainda de acordo com o governo, quem começou a receber os benefícios do governo a partir de maio vai ter uma parcela única nos meses de novembro e dezembro. Em linhas gerais tem direito ao 13º salários os segurados que receberam os seguintes benefícios:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Como nos demais pagamentos, recebe primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo. Para quem ganha acima disso o pagamento tem início em 2 de maio, de acordo com o último número do benefício. Para saber quando receber é só consultar o site do INSS ou o aplicativo “Meu INSS”. Ou também pelo 135.